terça-feira, 11 de agosto de 2009

Coluna Musical - Rock Rural

O título não está errado. Pode ler de novo para confirmar. Há coisas na música brasileira que nem os mais sonhadores conseguiriam prever.

A coluna musical trata hoje do som idealizado por Sá, Rodrix & Guarabyra, três artistas que resolveram formar um grupo em 1971 e apresentar parte do universo sertanejo para o Brasil, cultura que era marginalizada até o momento.

Luís Carlos Pereira de Sá e Guttemberg Guarabyra eram artistas solo, ja haviam participado de festivais (eventos musicais muito comuns na década) e composto músicas de sucesso. Zé Rodrix era integrante do grupo Som Imaginário, que é assunto interessante para uma outra coluna musical, e também já havia participado de festivais. Juntos, gravaram dois discos, "Passado, Presente e Futuro" e "Terra", e participaram de coletâneas e festivais.

Do repertório do trio, constam muitas canções que marcaram época. Uma das mais famosas, "Casa no Campo", tornou-se sucesso na voz de Elis Regina e, por causa de um trecho da sua letra, originou a expressão rock rural, usada para identificar o peculiar estilo do trio.



Além das influências do rock e do sertanejo, a música de Sá, Rodrix & Guarabyra apresenta muitos elementos herdados do blues, do folk e do country. A linguagem empregada nas letras é marcada pelo cenário do campo e da estrada, sempre empregado muito lirismo e abordando uma vida livre. Por conta desses fatores, o movimento hippie no Brasil adotou muitas canções do grupo como trilha sonora.



São canções de destaque: "Casa no Campo", "Hoje ainda é dia de rock", "A Primeira Canção da Estrada", "Mestre Jonas", "Cumpadre Meu", "Pindurado no Vapor", "Ama Teu Vizinho" e "Os Anos 60".

Por conta dessa mistura entre um som que se tornou urbano, o rock, com a temática sertaneja, o trio criou raízes na cultura dos dois ambientes e abriu caminho para que a cultura sertaneja tivesse maior importância.



O grupo se separou em 1973. Zé Rodrix seguiu uma carreira de sucesso como publicitário, compondo jingles, e como produtor cultural, deixando suas atividades de cantor em segundo relevo. Sá e Guarabyra formaram uma dupla de muito sucesso cantando belos temas, em destaque a canção "Sobradinho".

Os três ainda se reuniram para a gravação de um disco e de um DVD, "Outra Vez na Estrada", em 2001. Nesse trabalho, há algumas composições novas mescladas com sucessos antigos.

Definitivamente, o trabalho desses artistas é um marco na música brasileira. Um trabalho que deve ser apreciado sempre por causa de sua qualidade e originalidade. Para encerrar a postagem, a música que talvez seja a mais bela de todas.



Agradecimentos às pessoas que disponibilizaram os vídeos na internet.

L. C. D. M. F. Boechat


3 comentários:

  1. com certeza muito interessante conhecermos caras como esses! essa musica na voz da Elis q muitos deviam amar e nem saber qm foi q a escreveu! um estilo diferente de se fazer rock, vozes realmente gostosas de se escutar! belo post Luiz!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Thais...
    sem contar que é são músicas antiga mas om cara de novas. Gostooooso de escutar!
    Sem contar que valeu muito a pena onhecer mais da história da música popular brasileira, sempre com muitooo a acrescentar.

    xD

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vocês gostaram!
    É bom conhecer coisas assim, qualquer que seja a manifestação artística, que fogem do lugar comum.

    ResponderExcluir