terça-feira, 4 de agosto de 2009

Férias


Com as férias mais longas por motivo de saúde pública(a tal gripe suína ou gripe A, H1N1, seja lá qual for o nome queiram dar pra tal gripe), até deu tempo de escrever sobre o assunto FÉRIAS!

Nossa, nada é mais desejado por quem trabalha ou estuda do que as merecidas férias. Apesar da idéia fixa: "preciso de férias, pelo amor de Deus" que assombra a cabeça de todo mundo quando o 'bicho pega', é recorrente pensar que as férias estão um tédio sempre acontece depois de um tempinho fazendo NADA.
Mas peraê, esse "fazer nada" é relativo.

Fico lembrando de quando era criança e tinha a temerosa redação de férias logo no primeiro dia de aula, fazer nada era o terror nas férias. Imagina só entregar a redação de volta às aulas desse jeito: "Não fiz nada nas férias". Chato né? Se é pra você que tá lendo, imagina pra uma criança de uns 10 anos que escreve isso e ainda é atormentado quanto a professora resolve pedir pra todo mundo ler a redação em frente a turma? Legal, né? Mas dá pra olhar pra situação com os olhos um pouco diferentes. Fazer nada, num é de tudo chato. Tá, vai lá, não que minha opinião vá mudar algo, mas ao menos eu passei a achar graça no "Não fiz nada nas férias".

Dormir tarde, dormir muito, acordar tarde, comer muito, muita Internet e jogos, novela, filme, desenho animado, livros inúteis, jogar conversa fora com os pais, sair pra papear com os amigos sem preocupação com nada, dançar, ouvir música, cinema, teatro, se meter a mestre cuca e resolver cozinhar no meio da madrugada, dar umas risadas sozinho lembrando de algo bobo que você tinha atropelado na correria do dia-a-dia. Tá, você não viajou, não foi NAQUELA festa, não conheceu gente nova, não "bombou", não fez aquele curso que estava planejando, não tirou carteira de motorista, não arrumou um namorado, não renovou o guarda-roupa, não fez aquele check-up médico prometido, não fez aquele regime, não estudou ou adiantou aquele serviço bravo que vai ter que enfrentar no retorno. Mas vai falar que você não fez NADA? No fim das contas, alguns dias fazendo esse nada aí te renovam pra enfrentar o resto do ano inteiro. Não tá convencido? Então porquê será que apesar de tudo, todo ano você suplica por férias, mesmo sabendo que não vai fazer nada? Ai ai subconsciente inteligente esse nosso!

É, talvez no balanço geral, minhas redações de volta às aulas me ensinaram algo ao longo dos anos. Fazer nada é muito! Aprendi isso tão bem que ontem assisti "Todo Mundo Em Pânico 4" na TV e hoje devorei um livro da qual não vou aproveitar nadinha além de algumas horas de puro entretenimento (Mentirinhas Inocentes - Gemma Townley).
E quer saber, vou aproveitar esses dias a mais pra fazer mais um "pouquinho de nada". Alguém aí quer experimentar um café da tarde preparado pela chefe de cozinha Thamyris Horta?

xD
T.Horta


4 comentários:

  1. E eu que me dei conta q nao fiz nadaaa nesses 7 meses de féérias! Caara seeete meses... qndo vou ter isso de novo?? NUNCAAAAA! Vários planos de intercambio, cursos e mil livros.. Nada passou do papel.. Tudo bem q tive uma ajudinha da crise economica e da gripe suina pra ficar por aki mesmo... Mas até q foi bom.. eu dormi a hora q eu quis, acordei a hora q eu quis, comi tudo q eu quis, na hora q eu quis, visitei ou revi quem tava longe. Vi como é viver sem saber oq vai acontecer amanha.. ou oq fazer amaanha... Aproveitei na realidade pra tirar férias de tudo q é stressante.. e passei a valorizar mais a rotina.. q querendo ou nao.. pode parecer chata.. mas qndo sua rotina vira 'nao fazer nada' é mto pior.. Só nao foi ruim pq eu sabia q uma hra a vida mansa acabaria.. mas fiquei imaginando essas pessoas sem perspectiva de vida, q ficam em ksa literalmente coçando.. TENHO PENAA!
    Agora mais ainda to doida pra sentir aquela correria do dia a dia, mil coisas pra fazer e nada de ter tempo! Pra desejar as queridas férias de novo!

    E aqui estou eu... cabeça leve, corpo leve.. pronta pra enfrentar a 'reinvenção' da minha rotina!

    Bye bye férias sem pezares!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tô rindo até agora sozinho aqui no quarto! Lembrei das minhas redações no 1º dia de aula. Nossa... é muito estranho ver que passou tanto tempo e eu havia esquecido disso.

    Quanto às férias "sem fazer nada", eu assino embaixo! Tudo de bom não fazer nada. Aliás, no começo do ano, trabalhando, estudando (no CEFET, pra concurso e pensando em vestibular) eu sentia muita falta de não fazer nada. Um amigo uma vez disse que, nas férias, acordava cedo só pra ver os outros indo para o trabalho enquanto ele ficava em casa (coisa inútil!).

    E outra: eu quero o café!
    rs.. bjo!

    ResponderExcluir
  3. fim de ferias e q e uma depressao! estar de ferias sem fazer nada e uma verddeira alegria! paz.. descanso!!! aii, vo sentir saudade desse nao fazer nada! a porposito.. o cafe eu ja tomei e estava ate q bom viu irma!! hehehehe

    ResponderExcluir
  4. é... férias de TUDO só tive uma semana ... Mas como foram prazerosas... Até pãozinho na chapa com queijo preparado pela Tata eu tive o prazer de comer...

    ResponderExcluir