terça-feira, 28 de julho de 2009

E quando as máquinas superarem os humanos em inteligência?

Esse post é uma exposição bem superficial sobre um assunto muito discutido atualmente: o avanço da inteligência artificial. A ideia, na verdade, é aproveitar a ideia que um amigo (Itumirim) me deu e colocar o assunto em debate. O sucesso depende de você que está lendo. Participe deixando seu comentário.

O início da utilização de máquinas como ajuda ou até mesmo em substituição a mão de obra humana se dá desde antes da 1ª revolução industrial. Não dá pra precisar exatamente o motivo da crescente industrialização, mas pode-se dizer que o crescimento e desenvolvimento de tecnologias com essa finalidade aumenta exponencialmente e começa a preocupar.

Recentemente a globo publicou uma matéria a respeito do assunto: Cientistas temem que máquinas superem humanos em inteligência
E outras revistas especializadas também iniciaram alguns debates sobre o assunto.

Como base pra essa discussão (espero que tenha resultado) indico dois filmes que são batidos e conhecidos da maioria das pessoas, mas nem por isso deixam de ser importantes inclusive para ajudar na construção de opinião sobre o assunto. Além de serem ótimos filmes. O primeiro uma produção simples, mas nem por isso pior do que a segunda, que tem uma produção mas requintada além de ser do tipo de filme "me ame ou me odeie" que ganha amantes ou críticos ferrenhos:

'Tempos Modernos' e '2001 Uma Odisseia No Espaço'

Tá aí uma introdução sobre o assunto. E agora, o que vocês acham? O avanço da inteligência das máquinas deve diminuir? Devemos repensar até onde isso deve chegar? E ainda, qual o papel dessa tecnologia na construção da nova sociedade (a das crianças)?

creditos da idéia: Marcos Paulo Coelho
xD
T. Horta

9 comentários:

  1. A evolução não é uma coisa ruim, e não corre o risco de ultrapassar os limites. Sempre por trás de uma máquina haverá um homem, um criador, responsável por sua perfeição e bom funcionamento. Por mais que novas tecnologias apareçam, uma humanidade mais preparada pra lidar com ela estará atenta, diminuindo os impactos da evolução da inteligência artificial.
    Recomendo o filme: O Homem Bicentenário.
    Dá uma idéia ampla de um mundo dominado por robôs convivendo harmonicamente com seres humanos.

    ResponderExcluir
  2. Se as máquinas são criadas pelo homem, elas o superarem seria o mesmo que o homem superar a Deus. Impossivel, não?

    ResponderExcluir
  3. Confesso que eu estava pensando sobre esse assunto esses dias e cheguei a conclusão de que eu ainda não tenho uma opinião concreta sobre isso.Eu acredito que para tomar qualquer lado, seja a favor da evolução das máquinas, ou da diminuição da inteligência artificial é preciso mais que simplesmente entender sobre o assunto.eu acho que é preciso compreender mais todo o funcionamento do mundo, porque é meio óbvio, ao meu ver, que até existiríamos sem as máquinas, mas a qualidade de vida seria extremamente rudimentar.Por outro lado, o excesso das máquinas ocasiona os problemas citados no post e que, infelizmente, são muito prejudiciais à sociedade.As máquinas devem servir para fazer as coisas que nós, seres humanos, não somos capazes, e também para melhorar as nossas vidas, porém , existe um certo limite, as máquinas não podem fazer tudo por nós, pois seria o mesmo que deixar de existir.Precisamos redirecionar o avanço tecnológico, só não me pergunte como.
    Post super útil Tami , adorei ;*

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que as máquinas substituam completamente os homens, qualquer tecnologia com este intuito estará fadada ao insucesso...

    ResponderExcluir
  5. Com um atraso grande, mas ainda assim necessário dizer: o melhor post deste blog.

    As máquinas não superam nunca o homem em inteligência. Apenas em memória e capacidade de processamento. E inteligência não é algo que se reproduz apenas com bytes e hertz.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não temos conhecimento suficiente para garantir que as máquinas vão superar ou não os homens. Quem da Idade Média acreditaria na tecnologia 3g?

    Realmente eu não ficaria surpreso se a resposta fosse sim. As duas palavras do Luiz, memória e processamento, podem ser responsáveis pelo processamento e armazenamento do aprendizado com a experiência, da criação. Alguns sistemas já fazem isso.

    Particularmente, sou um simpatizante das máquinas superinteligentes, sem deixar de ser cauteloso.

    De qualquer modo, eu não veria problema algum em colocar robôs programados para substituir políticos, por exemplo.

    #ForaSarney #EntraAI

    ResponderExcluir
  7. mas... e se o sarney programasse os robôs??? hahahah

    ResponderExcluir
  8. Vixe!
    Tá é doido que aquilo ali tem inteligência pra fazer alguma coisa pro bem de alguém né?!

    ResponderExcluir
  9. mas ele tem inteligencia sim pra fazer algo pro bem de alguem ...

    ...alguem que assine o sobrenome Sarney!!!

    hahaha

    ResponderExcluir