terça-feira, 7 de julho de 2009

Antes tarde do que nunca ...

Um título ambíguo para um post que vai provocar diferentes impactos em cada leitor. Antes tarde do que nunca, depois da "folga" para os autores salvarem seus pescoços da decapitação do final de semestre, venho tirar as teias do blog. Antes tarde do que nunca também, o reconhecimento do mundo ao maior ícone da música POP dos últimos anos.
Morreu em 25 de Junho de 2009, Michael Joseph Jackson "O Rei do POP".
Para muitos, mais um grande estardalhaço em torno da morte de um artista famoso. Para milhões, um vazio imenso, um "silêncio ensurdecedor".
É aqui que eu me posiciono sobre o assunto e aqui talvez que muitos parem de ler o texto. Michael Jackson não era unanime, não era normal. Mas, desde quando gênios são comuns? Para revolucionar a maneira de 'escutar' música, para infuenciar toda uma geração, ele não podia ser normal, não podia ser menos que gênio!

Ele tornou sucesso a idéia de contar histórias enquanto cantava. Thriller foi a prova de que dava certo misturar vídeo, música e teatro. Os zumbis de Los Angeles contagiaram milhões e fizeram do álbum, o recordista de vendagens, recorde esse que não será batido nos dias atuais.

Agora é a hora que aparece aquele que adora ser do contra: "Tá, e daí? Cantar até eu canto, se tivesse oportunidade faria tanto sucesso quanto ele!". Ok, você canta, agora vai me dizer que você nunca tentou dançar ao estilo moonwalk (sem sucesso provavelmente). Nunca deu gritinhos, mexeu os quadris e estalou os dedos enquanto marcava o compasso de uma música. Nunca assistiu a um clip na MTV e se perguntou porque essa emissora de origem recista passou de uma hora pra outra a tocar músicas de negros. Nunca escutou Thriller e imitou os passos da coreografia no quarto. Nunca tentou fazer 30º com o chão se sentindo num cabaré (pra que não se lembra, esse é o clip de Smooth Criminal). Nunca escutou a Solange do BBB cantar "iarrrrnuouuu iarnistilverrr" em 'ingréis' e se lembrou da campanha USA For Africa (se vc não sabe, essa música é desse cara aí que você já não aguenta mais ouvir falar da morte.).

Tá, mas esses do contra, eu não consigo convencer. E ainda, vou dispensar falar aqui de pedofilia, loucura, racismo, assuntos recorrentes quando o tema é Michael Jackson, por um simples motivo: Não se constrói a imagem de uma pessoa baseada em possíveis erros, fatos isolados, soltos. Ou você vai querer que depois de sua morte lembrem de você pelas suas falhas?
Eu poderia escrever mais algumas páginas sobre o Rei do POP, mas nada do que já não tenha sido dito, redito, e mostrado.

Hoje foi o enterro e o show Tributo a Michael. Milhares de presentes: familiares, cantores, atores, amigos, fãs. Um singelo e emocionante adeus. Como já escrevi num post anterior deste mesmo blog, imagens valem mais que mil palavras:



E pra finalizar, segue a música preferida do 'Moonwalker' - Smile. A mensagem do garoto que vivia rindo, que era fã de Peter Pan, queria viver pra sempre, e acabou indo cedo demais:

Smile

Charles Chaplin

Composição: Charles Chaplin

Smile,
Tough your heart is aching
Smile,
Even though it's breaking,
When there are clouds in the sky, you'll get by
If you smile
Through your fears and sorrow, smile
And maybe tomorrow
You'll see the sun come shining through for you.
Light up your face with gladness,
Hide ev'ry trace of sadness,
Altho' a tear may be ever so near,
That's the time you must keep on trying,
Smile,
What's the use of crying,
You'll find that life is still worhwhile,
If you just smile.


E mais alguns vídeos:
Gone Too Soon
Ben
They Don't Care About Us (esse é de arrepiar a cada batida da percusão)

Leia também: 7 lições que podemos aprender com Michael Jackson
créditos: Imperator's Blog


xD
T. Horta

4 comentários:

  1. Michael Jackson - Gone Too Soon

    Like a comet
    Blazing 'cross the evening sky
    Gone too soon

    Like a rainbow
    Fading in the twinkling of an eye
    Gone too soon

    Shiny and sparkly
    And splendidly bright
    Here one day
    Gone one night

    Like the loss of sunlight
    On a cloudy afternoon
    Gone too soon

    Like a castle
    Built upon a sandy beach
    Gone too soon

    Like a perfect flower
    That is just beyond your reach
    Gone too soon

    Born to amuse, to inspire, to delight
    Here one day
    Gone one night

    Like a sunset
    Dying with the rising of the moon
    Gone too soon
    Gone too soon

    Minha sincera homenagem.

    ResponderExcluir
  2. 'Cause this is THRILLERRRRRR!!!!'
    Esse era O cara! Simplesmente genial!
    Mesmo com suas excentricidades.. afinal quem somos nós para julgá-lo de alguma coisa!
    Um artista completo! E como diz a famosa frase de Getúlio Vargas "Largou a vida pra entrar pra historia!"


    Vai com Deus Michael!
    Obrigada por nos ter presentiado com seu TALENTO!

    ResponderExcluir
  3. com certeza o caraa foi um genioo .. um verdadeiro rei q marco todaa uma geracaoo!! e oww.. dancar como o michaell e preferivel nem tentar! eakeoakeok!

    ResponderExcluir
  4. É, não dava pra passar sem uma (merecida) homenagem ao Miachael. Não sou fã dele, nem aprecio muito o gênero, mas, como qualquer um com algum senso crítico, reconheço que ele foi um marco na música e na cultura global.
    E quanto a qualquer história nesfasta sobre a vida pessoal dele (que diga-se de passagem, não me interessa), é uma pena que estes fatos encontrem sempre ouvidos interessados, mesmo não sendo confirmados ou necessários ao conhecimento público. As vezes as pessoas apontam erros, mas se esquecem que todos temos assuntos que preferimos guardar para nós mesmos.
    Tata, gostei muito da parte onde você passa a idéia de "gênios não são normais". Na minha opinião, o conceito de normalidade é, no mínimo, muito frágil (como dizia a minha avó, de perto ninguém é normal).

    P.S.: quanto ao truque de se inclinar no palco, uma citação:
    "Em 1992, durante a turnê do disco Dangerous, Jackson procurou o escritório de patentes dos EUA para registrar sua invenção. O sapato tem um encaixe que se conecta a pinos que saem discretamente do chão do palco - permitindo que Michael e seus dançarinos se inclinem em 45 graus para a frente sem cair" - revista superinteressante, agosto de 2009, pag. 23

    ResponderExcluir