quarta-feira, 22 de julho de 2009

Qual homem queria ser James Bond?

Talvez quem ler este título possa estranhar a razão de perguntar quem gostaria de viver a história de tal personagem ao invés de indagar "qual homem não queria ser James Bond?". Realmente é muito estranho, afinal muitos dos sonhos mais fúteis, prazerosos e surreais que um homem pode ter são cotidiano para o famoso agente: ter a companhia de belas mulheres, dirigir carros fantásticos, viajar incessantemente, aventuras, etc. Mas há um detalhe sempre relevado: o custo de vida da personagem.


Lembre-se que Bond trabalha dia e noite em um ambiente de risco e tensão, não tem amigos, seus amores são passageiros, sua identidade é falsa e sua consciência deve lidar com mortes e assassinatos diariamente. Contrapondo com o fato de que muitos não toleram trabalhar por longos períodos, não suportam pressão e riscos em demasia, não vivem sem amigos e etc., torna-se possível perceber que Bond é uma personagem sem moral, valores e afeto.



E que mesmo assim, ainda é capaz de ‘salvar’ o mundo, ou, pelo menos, a parte britânica dele. Por isso, questiona-se: qual homem queria ser James Bond? Indo mais além: qual homem teria capacidade de ser James Bond?




2 comentários:

  1. Sinceridade Luiz, na minha opinião, não foi uma das suas postagens mais inspiradas. A idéia é muito boa, olhar para o lado não tão honroso de um personagem glorificado pelo cinema (mas que poderia muito bem ser classificado como assassino, terrorista e coisas do gênero se avaliarmos outros pontos de vista). Acho que o problema foi a falta de "dissertação" sobre o tema, entende? Acho que poderia ter explorado mais o assunto (e falado de outros tantos personagens glorificados e que o público geralmente não vê a parte menos "divertida" de suas vidas).
    Mas para quem gosta das histórias de James Bond, procurem sobre Dusko Popov, o homem que inspirou o mito (se este não tinha capacidade para ser James Bond, então não sei quem teve).
    E pra quem conhece a série Metal Gear: seria muito mais difícil achar homem com capacidade pra ser Solid Snake, pois James Bond não chega nem aos pés dele
    =]

    ResponderExcluir
  2. Valeu pela sinceridade. Fazer este post foi algo como tirar leite de pedra. Mesmo que o leite seja azedo, só o fato de ter saído de pedra é surpreendente. Cabeça muito ruim nesse dia.

    ResponderExcluir