quinta-feira, 16 de julho de 2009

Nada como uma boa propaganda ...

Novamente o cinema é assunto do "... Só um segundinho". Desta vez, não é pra falar dos filmes em si, mas de um dos seus instrumentos de divulgação: os posters. Os cartazes promocionais são capazes de levar milhares ao cinema para assistir um filme mediano, ou ainda, ajudar a consagrar as grandes obras e promover o sucesso de bilheteria.
Não é fácil fazer um bom poster. Ele precisa reunir em um pequeno espaço e somente com recursos visuais, uma síntese do que está por vir de maneira intrigante, chocante e inesperada para agradar os críticos e as pessoas comuns (maior alvo do marketing). Não são muitos os filmes que conseguiram impressionar com seus cartazes publicitários. Existe uma lista circulando na Internet com os 100 melhores posters de todos os tempos. Escolhi alguns pra colocar aqui e, só pra constar, a qualidade do filme tem nada haver com a apresentação a seguir, apenas a capacidade dos designers dessas grandes obras. Apreciem:


1º - Batman The Dark Knigth




Tá aí meu primeiro escolhido. Fala sério, quem não teve ao menos curiosidade de assistir o filme depois de ver o poster ao lado? Além desses, outros cartazes do mesmo filme contribuiram para o grande sucesso de bilheteria.




2º - Titanic


Outro grande sucesso da telona é Titanic. O filme levou milhares de pessoas ao cinema e segurou eles lá por um tempo considerado grande. Ótimo serviço dos autores do cartaz ao lado. Simples, limpo, bonito. Encheu os olhos dos românticos apaixonados do mundo inteiro.







3º - A.I.




A.I. (Inteligência Artificial). O poster já carrega em si o peso do garoto para o filme. Outro grande cartaz, outro grande filme.






Esses três são ótimos filmes com grandes cartazes. Abaixo mais alguns cartazes pros curiosos procurarem sobre os filmes.



Créditos: http://www.tccandler.com/columns/100_greatest_movie_posters.htm

xD
T. Horta

4 comentários:

  1. O Silêncio dos Inocentes: perfeito!
    Batman: surpreendente!
    Titanic: clássico, não podia faltar!
    Podemos listar também Homem Aranha. Lembro de um que parece que o Peter vai sair do cartaz.
    Outro que ainda não vi mas que o poster me deixou intrigado foi Juno, ela parece tão nova com aquele barrigão. Entre outros que não lembro agora.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola esses cartazes mesmo!
    o do batmam com aquele rabisco no muro.. de longe parece a cara do coringa e dpois vc ve q a boca dele se torna o morcego do batmam! mto bem feito assim como o filme!
    bjookas

    ResponderExcluir
  3. com certeza vce olha pro poster do filme e ele se parecer interessante ja da muitaa vontade de assistir!!

    ResponderExcluir
  4. quebrando meu feitio de comentários grandes, o deste post se resume a um parágrafo:

    Uma boa propaganda pode retirar o foco sobre a mediocriadde de um filme, uma propaganda ruim pode fazer com que uma obra genial permaneça no esquecimento. Propaganda realmente é a alma do negócio.

    ResponderExcluir