sábado, 20 de junho de 2009

As animações e seus personagens ...

As animações tem ganhado espaço no cinema mundial. Qual é o motivo da crescente ascensão do estilo? Se não as histórias ou o visual incrível e mágico, o que realmente empolga e chama atenção é o carisma dos personagens. Desde o auge dos filmes da Disney, até as atuais animações da Pixar e da DreamWorks os personagens são o ponto alto dos filmes.

Pra começar com o pé direito, quem nunca cantou e se divertiu com a dupla mais famosa dos filmes "O Rei Leão"? Timão e Pumba são daqueles bichinhos que dá vontade de apertar! Ambos participam da história de Simba, introduzindo o leão no estilo Hakuna Matata de viver. Graças ao carisma excepcional dos personagens, eles até ganharam um desenho animado só pra eles. Dá pra esquecer desses dois?


Mais recentemente, tivemos o lançamento de mais três personagens incríveis da animação mundial. Dessa vez num filme só: Shrek, Burro e o Gato de Botas. Dá vontade de rir só de lembrar dos três. E Shrek é desses filmes que você quer assistir mais e mais, então quer uma dica? Assista dublado em português e depois em inglês. A dublagem de Bussunda como Shrek no primeiro filme e a de Edie Murph como o Burro, são impagáveis. Um filme e três personagens incríveis.

E haja imaginação desse pessoal da animação. Quando você acha que não vai ter nenhum personagem pra superar os já criados, eles lançam mais uma animação e mais um personagem de sucesso. E dessa vez, assim como no caso do Timão e Pumba, o personagem sequer era o protagonista. De quem eu estou falando? Na realidade são vários coadjuvantes que roubaram a cena recentemente. Um deles é Dory, o peixe-fêmea com sérios problemas de memória vindo diretamente dos mares de "Procurando o Nemo". Dory tem bom humor inabalável e está sempre com pensamento positivo. Uma graça essa peixinha. Além de Dory, a designer de moda Edna Mode de "Os Incríveis" também chamou atenção no meio dos super heróis da família Incrível com seus óculos de armação marcante, os passos curtos e sua personalidade inabalável.


E pra não esquecer os grandes personagens das antigas e prestigiar os filmes que viraram desenhos, temos dois seres vindos diretamente da Disney: o Gênio, de Alladin e o caranguejo Sebastião, de A Pequena Sereia. Quem diria que depois de muito tempo que esses filmes já saíram até da Sessão da Tarde esses dois ainda continuam firmes na memória de muitos. O gênio de multipersonalidades e o caranguejo que sempre se dá mal são adorados pelos fãs de desenhos animados principalmente as crianças.

Enfim, personagens pra todos os gostos, adultos e crianças. E uma boa notícia para os fãs de animação, a DreamWorks Animation acaba de anunciar os nomes e as datas de estreia de todos os seus próximos filmes até 2012, confira.

xD
T. Horta

6 comentários:

  1. Preciso nem falar que adooooooooro esses ai e mtos outros personagens de animaçao!
    fã de carterinhaa!!!

    ResponderExcluir
  2. Esses personagens realmente são sensacionais! Mas você cometeu uma injustiça, T. Horta, esquecendo dois antológicos personagens: Wall-E, o personagem mais humano de toda a história do cinema, e o Mickey Mouse, que é praticamente um Elvis Preley das animações.

    ResponderExcluir
  3. ee sem duvida algumaa sao personagens q marcaram de mais q telinhaa nehh!! adorooooo!!!

    ResponderExcluir
  4. Perdão L.C.D.M.F.Boechat, realmente, falha minha!
    Fica lembrado então pelo seu comentário!
    xD

    ResponderExcluir
  5. Bom, aqui estou eu com um comentário "antes tarde do que nunca".
    Muito legal essa idéia de falar dos coadjuvantes de animações. Afinal, diferente do cinema "tradicional", não há uma pessoa interpretando cada personagem (no máximo dublando e programando), então fica muito mais a cargo dos criadores fazer um personagem que relamente acrescente algo à história, ou um que pareça mais uma parte do cenário por onde o principal vai passar. Por isso, "atuações" marcantes, como as que foram citadas, merecem destaque.
    É muito chato ver um filme que é completamente focado no personagem (e na trama) principal. Claro que não se pode extrapolar e querer contar 300 histórias em 2 horas, mas acho que todo mundo ja viu algum personagem em um filme que parecia legal, mas não foi trabalhado. Deixar fios soltos é uma ótima maneira de se matar boas histórias(e histórias paralelas podem enriquecer bastante uma narrativa, desde que usadas cuidadosamente).
    Além disso, as vezes é muito mais fácil nos identificarmos com um personagem secundário (principalmente quando o personagem principal é muito perfeitinho), mas isso é tema pra uma outra discussão.
    Valeu por nos fazer recordar os bons momentos que passamos nos divertindo com estes e muito outros personagens tata!

    ResponderExcluir
  6. Até que enfim..aff..conseguii!
    São maravilhosos esses personagens!!
    Eu, fã incondicional da Dory sou até suspeita falar.. A cada dia que passa, os filmes de animações melhoram seus efeitos e enredos. Amei suas observações Tata! E já que vc fez esse flash back, não posso deixar de falar do "Mater", aquele velho reboque do filme Carros, que me fez rir muito tb. Se ficasse aqui descrevendo todos os filmes da Pixar e da Dreamworks que amei, gastaria toda sua cota de comentários..kkk..bjus
    Até a próxima!!

    ResponderExcluir